quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

- Tarte de Chocolate e merengue

Ingredientes da massa:
- 1 e 1/2 chávenas de farinha de trigo
- 1/4 de chávena de açúcar
- 1/2 chávena de manteiga fresca
- 1 gema
- 3 ou 4 c. de opa de água gelada
- 1 pitada de sal

Ingredientes do creme de chocolate:
- 1 lata de leite condensado
- 3 c. de cacau em pó [use cacau mesmo, sem açúcar]
- 2 c. de farinha de trigo
- 1 c. de amido de milho
- 3 gemas
- 3 c. de manteiga picada em pedacinhos
- 1 c. de extrato de baunilha

Ingredientes do merengue:
-3 claras;
-1/3 de chávena de açúcar;
-1 c. de chá de amido de milho.

Preparo da massa:
Misture farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos. Adicione a gema e a água gelada, misture, amassando levemente, e leve ao frigorífico, por 15 minutos.  Retire e forre o fundo e as laterais de uma forma para tartes, fure a massa com o garfo e leve ao frigorífico por mais 15 minutos. Retire e leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar. Retire e deixe arrefecer completamente.
Modo de preparar o creme de chocolate:
Numa panela média, fora do fogo, misture a farinha, o amido e o cacau. Adicione o leite condensado e as gemas e misture, mexendo bem. Leve ao lume, mexendo sempre, por uns 5 minutos, até a mistura começar a ferver. Retire a mistura do lume e passe-a por um passador do leite, apertando com as costas da colher. Adicione a manteiga e a baunilha, mexendo até que dissolvam e o creme fique homogêneo e brilhante. Recheie a massa com o creme de chocolate, e leve ao frigorífico enquanto  se prepara o merengue.

Modo de preparar o merengue:
Ligue o forno a 220ºC. Bata as claras em castelo, adicione o açúcar aos poucos. Quando aumentar o volume, adicione o amido e continue a bater, até opter um creme fofo, branco e brilhante. Cubra bem a tarte com o merengue, espalhando com uma colher. Leve ao forno quente para dourar  por uns 7 minutinhos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails