sexta-feira, 5 de novembro de 2010

- Polenta de couve e broa de milho

Ingredientes (2 pessoas):



250g de perna de porco

50g de toucinho magro

Vinagre

1dl de vinho branco

3 dentes de alho

Sal, pimenta, louro e colorau

0,5dl de Azeite

Folhas de couve Portuguesa

0,75l de água

5 colheres de sopa bem cheias de farinha grossa de milho


Preparação:

Parta a carne e o toucinho em pedaços pequenos e deixe-os, se possível de véspera, em vinha de alhos com os temperos, o vinho e um golpe de vinagre.
Escalde as folhas de couve por 5 minutos em água a ferver, retire-as e migue-as grosso. Reserve.

Frite as carnes e o líquido em que marinaram, em azeite, juntando-lhes as couves migadas quando a carne estiver já frita.

Salteie a couve junto com o porco até a couve estar cozida mas não a desfazer-se. Reserve.
Desfaça a farinha de milho na água com sal, fria, desfazendo com a colher de pau qualquer grumo que se forme (quanto mais fina for a farinha mais grumos se formam) e leve ao lume forte, mexendo para não agarrar.

Quando começar a ferver, baixe o lume para mínimo e deixe cozer durante 1 hora*, mexendo sempre a intervalos curtos, com cuidado pois à medida que vai cozendo e engrossando, vai fazendo umas bolhas que, por vezes, salpicam quente.
Ao fim da hora, junte a couve, a carne e o molho que formaram, envolva bem e deixe mais 15 minutos ao lume para misturar bem os sabores. Sirva logo.

Nota:

* Enquanto para as farinhas em geral, conta-se com 3-5 minutos de cozedura, a farinha de milho (como a de mandioca), precisa mesmo de ser cozida durante 1 hora, seja ela fina ou grossa. Só ao fim deste tempo a sabor "abre" em pleno e perde o toque a cru. Na farinha grossa, como neste caso, o ideal é deixar cozer até um pouco mais tempo do que indiquei na receita.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails