sexta-feira, 5 de novembro de 2010

- Iscas (Alentejo)

Iscas são fatias finíssimas de uma víscera, embora se use mais para o fígado de porco.

Ingredientes:

- 700 g + 50g de fígado de porco
- 4 colheres de sopa de banha
- 5 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 dl de vinho branco
- 2 colheres de sopa de vinagre
- Sal e pimenta
- Batatas
- salsa (facultativo)


Preparação:
Obtidas as iscas, faça com elas e com o alho, louro, sal, pimenta, vinho e vinagre uma marinada que deve manter até ao dia seguinte ou, na impossibilidade, deve durar pelo menos duas horas.
Aqueça bem a banha e frite nela, em lume forte, as iscas escorridas e que vai retirando da frigideira à medida que vão ficando fritas. Quando já só tiver na marinada cerca de 50g de fígado, volte a pôr todas as iscas fritas na frigideira, junte-lhes os alhos e louro, passe com a varinha ou no liquidificador as iscas cruas juntamente com o líquido da marinada e leve tudo ao lume. Deixe fervinhar por cerca de 20 minutos, após os quais se deve ter formado um molho espesso e rescendente.
Caso este tenha talhado, o que se deve a lume demasiado forte, dissolva uma colher de chá de farinha em meio copo de água e junte ao molho, agitando, que logo recupera.
Sirva com batatas cozidas com casca, partidas a garfo e temperadas com o molho das iscas , polvilhadas ou não com salsa picada,ou experimente comê-las metidas dentro de pão bem molhado com o seu molho, quentes a queimar..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails