quarta-feira, 10 de novembro de 2010

- Bolas de berlim



Ingredientes:
- 0,5 kg de farinha e mais alguma para polvilhar
- 30 g de fermento de padeiro
- sal q.b.
- 125 g de margarina
- 150 g de açúcar
- raspa do vidrado de limão ou laranja
- 3 ovos
- 1/2 dl de leite levemente aquecido
- óleo q.b. para fritar as bolas
- canela e açúcar misturados, na proporção de 5 colheres (sopa) de açúcar para 1 de canela moida



CREME PASTELEIRO
- 75 g de açúcar
- 30 g de farinha de trigo (1 colher bem cheia)
- 1 ovo inteiro e 1 gema
- 2,5 dl de leite
- 1 casquinha de limão
- 1 pauzinho de canela


Modo de preparar:
O processo de amassar é idêntico ao do bolo-rei e do folar: deite a farinha sobre a mesa, abra-lhe uma cavidade ao centro, deite aí o fermento de padeiro e o leite e amasse-os com um pouco de farinha que os rodeia; faça uma bolinha, dê-lhe dois golpes superficiais em cruz e deixe crescer.
Depois de o fermento ter crescido, retire do meio da farinha e amasse aí o açúcar com a margarina e a raspa do limão ou laranja, muito bem amassados; junte-lhe depois o fermento, o sal e os ovos, um a um, e continue a amassar e a bater a massa até que, polvilhando com a ajuda de mais um pouco de farinha, ela se descole da mesa.
Forme uma bola e deixe levedar até crescer praticamente para o dobro. Corte pequenas porções com o peso de 50 g cada e coloque-as, intervaladas, num tabuleiro ou sobre a mesa polvilhada com farinha. Deixe levedar bem e crescer novamente.
Depois de terem crescido bastante, frite-as em óleo pouco quente, lentamente, virando-as de vez em quando para fritarem por igual; trate a massa com muito cuidado para não a deformar.
Depois de fritas, retire-as, escorra-as e polvilhe-as muito bem com a mistura de açúcar e canela.
Depois de polvilhadas, com uma tesoura limpa, faça-lhes uma abertura, na qual, com a ajuda de uma colher, introduz porções de creme pasteleiro frio.


Creme
Ferva o leite com a casca do limão e o pauzinho de canela; misture muito bem o açúcar com a farinha, junte os ovos, mexa bem e adicione depois o leite fervido, passado pelo passador, devagarinho e mexendo sempre.
Leve ao lume e mexa bem com a colher de pau, sem parar, até ferver, raspando bem no fundo para não pegar.
Logo que ferva retire do lume e despeje num recipiente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails